Ingleses: Benefícios de morar no Norte da Ilha de Santa Catarina


Ingleses: Benefícios de morar no Norte da Ilha de Santa Catarina

Um local que reúne belezas naturais e ótima infraestrutura para seus moradores e visitantes. Assim é o bairro dos Ingleses, em Florianópolis, onde está situado o condomínio Costão Residence.

Ingleses, ou “Zinga” como é chamada pelos moradores, é um ponto de referência no Norte da Ilha de Santa Catarina. Sua praia está entre as melhores de Florianópolis. É uma das preferidas por ser ideal para toda a família oferecendo trechos onde o mar é calmo, ótimo para quem tem filhos pequenos, e outros em que é mais agitado e possibilita a prática de esportes como surfe. Além disso, especialmente no verão, a água da praia dos Ingleses costuma ser menos fria que a de outras praias de Florianópolis.

Em termos de infraestrutura, pode-se dizer que não falta nada nos Ingleses. Há uma ampla oferta de serviços (agências bancárias, lotéricas, postos de combustíveis, salões de beleza, barbearia, academias…) e estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, sorveterias, supermercados e lojas de diferentes ramos de atividade como vestuário, eletrodomésticos, móveis e material de construção. E, claro, também é possível acompanhar a atividades dos pescadores e comprar peixes e frutos do mar fresquinhos, direto do mar dos Ingleses.

A vizinhança dos Ingleses

Outro ponto a favor dos Ingleses e, por consequência, um atrativo a mais para quem está pensando em morar no bairro, é sua localização privilegiada. Para quem gosta de variar o tipo de praia e de mar, o Ingleses tem de um lado a praia Brava e do outro, à direita, a praia do Santinho, após o Morro dos Ingleses.

São duas opções que vale o passeio. A Ponta da Feiticeira, à esquerda, separa Ingleses da Brava, sendo possível fazer a travessia a pé, por trilhas. No caso do Santinho, há um atrativo a mais. Nas proximidades do resort Costão do Santinho é possível contemplar as oficinas líticas e as inscrições rupestres, tesouros do patrimônio arqueológico de Florianópolis.

Também é possível fazer a trilha do costão que leva até a Ponta das Aranhas, e que inspirou o nome de uma das bandas mais famosas de Santa Catarina, a Dazaranha, uma ótima trilha sonora para seu passeio e para o seu dia a dia na região.

Parque Estadual do Rio Vermelho

Além de captar todo o clima dos Ingleses, a localização do condomínio Costão Residence possui também uma proximidade com a comunidade do Rio Vermelho, uma das mais tradicionais de Florianópolis, e que tem como uma das suas atrações o  Parque Estadual do Rio Vermelho.

Para se ter ideia da riqueza da região, um levantamento recente, conforme o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), confirmou mais uma vez a diversidade da fauna local. Foi registrada a ocorrência de 140 espécies de aves, o que se deve à variação de ambientes, localizados tanto ao nível do mar, como as restingas e florestas de baixada, quanto às partes mais elevadas do Morro dos Macacos e das demais montanhas que circundam a Lagoa da Conceição.

Foto: Site do Parque Estadual do Rio Vermelho / IMA / Divulgação

O Parque é aberto para visitação e promove atividades como trilhas ecológicas guiadas, além de acesso ao viveiro de mudas, disponíveis para doação aos visitantes.

Projeto TAMAR

Outra atração para quem opta por morar nos Ingleses é esticar o passeio e depois do Rio Vermelho e seguir até a Barra da Lagoa onde fica a sede do Projeto Tamar em Florianópolis. O Centro de Visitantes do programa que atua na defesa e preservação das tartarugas marinhas funciona diariamente das 10h às 19h e costuma reunir pessoas de todas as idades, mas encanta principalmente as crianças.

Entre as atrações, destaque para o Museu Aberto da Tartaruga Marinha,não por acaso está entre os museus mais visitados da região Sul. As visitas são guiadas e os biólogos e monitores do Projeto compartilham informações e conscientizam os visitantes quanto à necessidade de defender as tartarugas marinhas e preservar o meio ambiente.

Aos fins de semana, são promovidas atividades extras e há sempre o dia em que as tartarugas tratadas pelo Projeto TAMAR são devolvidas ao mar, um momento especial e muito celebrado pelo público que visita o local.

Foto: Projeto Tamar / Divulgação

Quer saber mais benefícios de mora nos Ingleses, em Florianópolis? Conheça o Costão Residence e fale com nossa equipe de vendas.